Ingrediente Secreto
Um tempo depois de trabalhar na cozinha do Le Petit Chéri me lembrei de um bolo que aprendi a fazer nos Estados Unidos e que era maravilhoso! E surpreendentemente levava abobrinha na massa!
É um bolo de chocolate, em inglês: Chocolate Zucchini Cake ou Bolo de Chocolate com Abobrinha. Sempre que eu fazia esse bolo gostava de partilhar com os amigos e perguntar se eles adivinhavam do que era feito o bolo. Nunca ninguém adivinhava! E era super divertido a reação das pessoas. Pensando nisso e juntando com uma das propostas do movimento SlowFood que nos provoca a despertar e treinar nossos sentidos visando uma redescoberta do prazer de saborear um alimento, conhecendo sua origem, quem o produziu, como é feito, tivemos a ideia de criar a Promoção Ingrediente Secreto!
Queríamos chamar a atenção das pessoas para o ato de se alimentar, de prestarmos atenção ao que se come, saborear, sentir, degustar, sair da inconsciência que muitas vezes vivemos. Então começou a brincadeira!
O primeiro bolo foi obviamento o Bolo de Chocolate com Abobrinha. Entregávamos a lista de todos os ingredientes do bolo para as pessoas que compravam uma fatia e o papel com a pergunta sobre o Ingrediente Secreto.
De todos os que provaram, apenas uma menina acertou! A abobrinha tem um gosto neutro, por isso não se nota facilmente. Mas ao observar atentamente a estrutura da massa, é possível identificar os fios da abobrinha ralada.
Quando cursei o mestrado, na disciplina de Química de Alimentos, discutíamos sobre a preparação do acarajé, que leva em sua massa o feijão. A professora mencionou que a função do feijão era fornecer estrutura celular para a massa e garantir sua umidade mesmo depois de frita, pois as moléculas de água estavam ligadas de maneira diferente do que se tivesse apenas a farinha. Logo me veio o click: era por isso que esse bolo de chocolate com abobrinha era tão úmido e saboroso! A mesma coisa para o bolo de cenoura! Fiquei maravilhada (a mais nerd 😛 ).
Pesquisando mais sobre zucchini cakes descobri que eles são super comuns nos EUA e são preparados de várias maneiras. Além do fator umidade, outra coisa interessante sobre esse tipo de bolo é o fator nutricional. Quem não gostaria de comer legumes dessa maneira? Preservam-se as fibras, os nutrientes, é bacana não é?
O segundo bolo que fizemos nesta promoção foi um brownie vegan. Eu relutei em fazer este pois considerava que seria muito óbvio a resposta, já que o ingrediente secreto seria o feijão azuki que tem um sabor marcante. Qualquer um que já tivesse comido manju na feira iria identificar muito facilmente. Mas, parece que aqui em Umuarama não se come tanto manju assim e somente um rapaz acertou o ingrediente secreto (e ele era oriental). E para quem não conhece o manju, é um bolinho com recheio doce feito de feijão azuki, vejam na foto abaixo.
E aqui a foto do nosso brownie vegan com feijão azuki.
Para a terceira edição estava difícil encontrar algo. Até que pesquisando encontrei um bolo de agrião!! Ficava super verdinho, lindo, parecia até levar corante na massa, mas que nada, só agrião mesmo! E uma cobertura maravilhosa de cream cheese com iogurte. Um bolo fantástico! Eu sabia que se colocasse na vitrine um bolo de agrião não iria vender, são poucos os que gostam e aceitam experimentar coisas diferentes. Mas quando lançamos o desafio do ingrediente secreto surge uma motivação e muitos resolveram provar. De novo, apenas uma moça acertou o ingrediente, isso depois de provar pela segunda vez!
Fizemos até uma brincadeira com a foto colocando o Hulk junto!
A quarta edição está prestes a sair e depois vou atualizando o post!
E você, o que achou desta brincadeira? 🙂