Benchmarking
Uma das coisas que mais gosto no meu trabalho é o tal do “benchmarking”. Quem me apresentou ao conceito de forma prática e objetiva foi a Alessandra, da Dolce Amora. Me levou ao shopping Barigui e me mostrou os Beneditos, se não me falha a memória. Independente do marketing/gestão, o simples fato de escolher, estudar e ir diretamente conhecer um local novo, experimentar coisas diferentes, para mim já é maravilhoso! E já fazia isso só por prazer, antes mesmo de trabalhar diretamente com alimentação como agora. Aproveito as raras oportunidades que saio da cidade para conhecer esses lugares diferentes. Como uma boa sagitariana, novos ares são sempre revigorantes.
Nestas férias uma cliente me indicou o Pão Rústico – Fermentação Natural, em Balneário Camboriú, SC.
O ambiente é todo no estilo da decoração industrial, rústico e aconchegante, charmoso. Gosto bastante!
Fiquei surpresa com a quantidade de quitutes importados que a loja oferece. Desde geleias, manteigas, vinhos, cavas, cervejas, presuntos, queijos, até a farinha utilizada na panificação, que inclusive é um ícone de marketing para eles, pois até na embalagem está escrito que utilizam farinha francesa.
Eles não possuem cardápio, o que achei complicado, pois gosto de ficar lendo e entendendo o que querem passar. Mas a proposta é interessante pois de certa forma nos “obriga” à conversa. É isso nos dias de hoje é sempre um diferencial não é? O rapaz que nos atendeu foi bastante simpático e atencioso. As opções para os salgados era montarmos nosso próprio sanduíche, com as opções de pães, presuntos, queijos e antepastos artesanais que eles têm disponível. Escolhemos baguete com antepasto de figo e azeitonas pretas com Brie. Ainda nos foi oferecido uma geléia de damasco que ficou perfeita no sanduíche, que veio quentinho e numa tábua. Escolhemos para acompanhar o café coado. Eles tem vários coadores da Hario, mas não servem como Hario, apenas como coado, o que é uma pena na minha opinião pois adoro o café coado no Hario. As canecas da Le Creuset chegam a mesa com o coador e o pó e o garçom traz uma garrafa elétrica e despeja água.
Estava tudo muito saboroso e diferenciado! Para finalizar escolhi um sonho com recheio de doce de leite de búfala. Que espetacular!! A massa praticamente derretia na boca de tão fofinha. E o doce de leite de búfala é estupendo!! Denso, untuoso, saboroso, doce na medida. Fiquei apaixonada!
Levei para casa um pão rústico feito com T80 moído na pedra. E fiquei um pouco decepcionada, principalmente considerando o preço que paguei. Já comi pães de levain muito mais saborosos e mais baratos. Não tinha o gostinho de levain, apesar da casca grossa e do miolo úmido.
O preço foi um outro ponto negativo. Achei tudo muito caro, apesar de diferenciado e saboroso. Mas considerando o pouco que andei de carro em Balneário, pude perceber que a cidade subiu para um outro patamar de luxo e glamour. Fiquei impressionada. Por isso talvez o preço seja compatível com a cidade mas não com o meu bolso 😋
Em resumo, considerei uma experiência que me inspirou e que valeu a pena. E penso que benchmarking deve servir para isso: inspirar, agregar, permitir o surgimento de ideias através da experimentação e observação.
Ah, antes de terminar, anuncio que temos Instagram!! @doutoradosbolos
Segue a gente por lá também 😉