Pães
Como assim a Doutora dos Bolos também faz pão?
Pois é minha gente, nem só de bolos a gente vive 🙂
O pão é um dos principais alimentos aqui em casa pois comemos no café da manhã e também no lanche da noite, já que não temos costume de jantar.
Morando em Curitiba, sem carro e meio longe de tudo, muitas vezes tivemos que pegar o ônibus apenas para ir comprar pão, principalmente nos finais de semana, o que era extremamente chato, pois queríamos descansar e aproveitar o dia. Então eu mais do que depressa coloquei a mão na massa e me aventurei no mundo dos pães.
Fiquei uns 3 ou 4 meses fazendo a mesma receita, de diversas maneiras, para entender a “ciência” da coisa. Depois começei a incrementar e por último tenho testado a adição de novos ingredientes.
Minha última experimentação foi um pão feito com leite de quinoa (ou quinua).
Para quem não conhece, a quinoa tem essa cara aqui:
Fonte: http://www.seedguides.info/quinoa/quinoa-seeds.jpg
A quinoa é um pseudocereal muito rico em carboidratos e proteínas, além de vitaminas e minerais. Li até em alguns sites que seu valor nutritivo é comparado ao do leite materno (!?). Enfim, não sou muito de me prender a certos detalhes pois acredito que o que vale é ter uma alimentação variada. O fato é que a quinoa é uma excelente escolha para quem opta por uma alimentação vegetariana, pois é uma das melhores fontes de proteína vegetal que temos.
Ao usar o leite de quinoa no pão, minha intenção era enriquece-lo nutricionalmente, pois além de todos os benefícios, meu filho adora pão! Então nada como dar um “up” na alimentação de forma saudável.
Além disso usei o gersal ( que nada mais é que uma mistura de gergelim tostado e sal na proporção de 9 para 0,5, respectivamente), uma mistura de farinha de trigo branca, integral e de centeio, ovo caipira e açúcar mascavo orgânico.
O resultado foi um pão super leve, com pouquíssimo sal, saudável e delicioso!
Para mais opções de pães, confiram aqui. 😉